sábado, 18 de dezembro de 2010

BORDANDO CIDADANIA

Desde pequena fui incentivada pelo bordado, através das minhas avós e consequentemente pela minha mãe, e quando cheguei aos oito anos de idade, me ensinou a arte de bordar. Quando tinha 12 anos de idade, minha mãe era proprietária de uma confecção, ai, comecei a participar da produção como aprendiz, e a partir daí iniciei a criação e confecção das minhas próprias roupas, o que abriu minha vocação para criar estilos, paralelamente cursei a Escola de Artes Plásticas Veiga Valle, até aos 18 anos. Envolvi-me em outras profissões comerciais, mas nunca abandonei o processo criativo que sempre gostei muito.
Aos 29 anos fui morar em Natal/RN encantei com a roupa de algodão bordada, muito comercializada no local. Voltando à Goiás um ano depois, resolvi trabalhar com roupa de algodão bordada a mão, utilizando o conhecimento e a experiência de criação, confecção e bordado das minhas roupas na juventude, comecei a fazer o resgate dos bordados antigos, utilizando os motivos dos casarios, poesia, literatura, iconografia da cultura e paisagem local. Optei bordar no algodão rústico, reinventado e ressignificando um tecido utilizado pelos negros no período colonial em Vila Boa de Goiás nos séculos XVIII e XIX.
A partir do resultado obtido por esta produção, inspirada nos saberes e fazeres das mulheres da minha família, minha mãe, minha avó, surgiu à necessidade de abrir um ponto comercial. Busquei um nome original que sintetizasse o que fazíamos a gerações. “Cabocla Criações” representa a nossa miscigenação.
Diante do sucesso do empreendimento, uma vez que era uma produção artesanal, usando elementos culturais, em um destino turístico e patrimônio cultural da humanidade, foi necessário aumentar a produção, busquei parceria com costureiras locais. A demanda por produtos era maior do que a minha produção, produzir mais era o grande desafio sem abrir mão de uma criação artesã em bordados à mão, pois esse é o diferencial do meu produto. Pesquisei na cidade novas possibilidades de parceria visando manter a originalidade do produto, foi quando encontrei nas mulheres encarceradas a parceria ideal. Oferecia-lhes uma ocupação, profissão e possibilidade de renda, elas garantiriam a produção de bordados à mão de que tanto precisava. Articulamos isso de forma legal com autorização do poder judiciário, resultando em um programa de remissão de pena. Iniciando a qualificação com oficina de bordados num público alvo de 10 mulheres. Após 2 ½ de parceria, o engajamento e entusiasmo das detentas foi tanto, que o trabalho se estendeu aos seus familiares e mesmo após a liberdade de algumas, bordar constitui a profissão e às vezes a principal fonte de renda dessas mulheres e seus familiares. O sucesso com as detentas despertou o interesse do sistema carcerário e da pastoral carcerária, sugeriram a inclusão das esposas dos detentos, pois as mesmas migram para cidade com o objetivo de apoiar seus esposos e encontram dificuldades de arranjar trabalho, ocupação e renda. Abrimos não só para as esposas, mas para os próprios detentos que se interessasse, estamos entusiasmadas com o resultado.
O fruto dessa parceria resultou no espaço “Cabocla Criações” lugar de alegria, encantamento, inclusão e difusão dos saberes e fazeres da nossa tradição em bordados antigos no tecido de algodão. O prazer dessa criação reflete na produção de belas peças, presentes que são difundidos, clientes que retornam e promovem a nossa produção no boca a boca. Tudo isso nos mobiliza em garantir a satisfação dos nossos clientes e o desafio de reinventar e recriar Vila Boa e continuar bordando os verso dos poetas, a curva dos nossos morros e a singela beleza dos nossos casarios.

3 comentários:

  1. Comprei uma peça na loja... e mostrei no meu blog. Parabéns pelo trabalho!
    Marion
    http://www.criacoesemfamilia.com/

    ResponderExcluir
  2. Lindas peças, parabens!
    Que seja um sucesso!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá bom dia, venho lá do blog da Marion e amei chegar aqui ....menina que artista linda que vc é .Parabens por tanto talento e bom gosto.
    Ja te sigo e te espero lá no CASA para uma visita .
    Bj e um otimo fim de semana
    Valeria

    ResponderExcluir